data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Saulo Oliveira (UFN/Divulgação)
Se readequando ao período de pandemia e distanciamento social, a Universidade Franciscana realizou, pela primeira vez em mais de 65 anos desde a inauguração, a primeira formatura no formato online. No total, 80 formandos de cursos de áreas das Ciências Sociais, Humanas, Tecnológicas e Saúde colaram grau na noite desta quinta-feira. Os formandos que optaram por essa modalidade fizeram a colação de grau pela plataforma Microsoft Teams, e a cerimônia foi transmitida pelo Youtube da UFN TV, oportunizando que familiares, amigos e professores acompanhassem o momento. Divididos em dois grupos, parte teve a cerimônia às 18h e, os outros, às 19h.
Como a educação de Santa Maria será impactada pelo Novo Fundeb
Para a formanda em Direito Bianca Guareschi Romero, 24 anos, o momento da formatura era algo idealizado por ela desde o início da graduação. No entanto, a realidade da colação online e longe da família não deixou o momento menos especial.
- Entendo a importância de refletirmos sobre o momento atual enfrentado a Covid-19 para começarmos a nos desapegar de certas vaidades antes tidas como prioridade e, de fato, valorizarmos o humano, à vida, independente do que a realidade nos impuser. A pandemia, neste momento em que me formei, certamente me fez rever novos valores com amadurecimento, compreendendo que nao temos o poder de controlar tudo da forma como queremos - conta Bianca.
MEC vai oferecer 140 mil vagas remanescentes do Prouni e Fies
Para o agora nutricionista Carlos Igor Mazzitelli Balsamo, 27 anos, o evento remoto possibilitou que toda a família acompanhasse o momento. Com familiares em São Paulo, Dom Pedrito e Porto Alegre, alguns não poderiam vir à cidade para a formatura. No entanto, com a transmissão ao vivo pelo YouTube, todos vibraram com a conquista de Carlos.
- Eu não tive esse sonho de fazer formatura de grande porte mas, nessa modalidade online, foi bem importante porque viabilizou a outros familiares participarem. Minha madrinha, de São Paulo, pôde acompanhar - conta o nutricionista.
MOMENTO HISTÓRICO
Com esta cerimônia, a UFN completará o número de 24 mil estudantes formados. Neste semestre, por conta da pandemia da Covid-19, os formandos puderam optar pela modalidade online ou aguardar pela formatura presencial, que será realizada a partir do mês de setembro, em pequenos grupos. A realização da cerimônia presencial foi autorizada pelo Comitê Estratégico de Acompanhamento da Covid-19 de Santa Maria.